Vereador propõe intervenção da força nacional de segurança em Parnaíba
Nos últimos dias os homicídios vêm ocorrendo diariamente em Parnaíba.


O vereador Irmão Marquinhos (DEM), apresentou um requerimento na sessão ordinária da câmara municipal de vereadores de Parnaíba dessa terça-feira (24), pedindo para que fosse encaminhada correspondência ao Senador e Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para que seja solicitado junto ao Presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), a intervenção da força nacional de segurança na cidade de Parnaíba-Pi.
A população está apavorada com a crescente onda de violência, que já vem causando um sentimento de revolta. Segundo o requerimento, é grande o número de homicídios, a população clama por falta de segurança no município. Nos últimos dias os homicídios vêm ocorrendo diariamente, a segurança pública do Estado tem se tornado ineficiente.
"na verdade existe uma necessidade nesse momento do estado chamar a responsabilidade, e de fato dar uma resposta a sociedade. Nós sabemos que não é só o estado, não é só a irresponsabilidade do estado a segurança pública, mas o estado é quem na verdade encabeça polícia civil, polícia federal (sic), quem abre esse diálogo, quem fomenta de fato isso, tudo isso, é o estado, e o que temos visto ultimamente é uma verdadeira negligência do estado em relação a segurança pública de nossa cidade, da cidade de Parnaíba", disse o parlamentar.
O requerimento do vereador, vai em conformidade com a violência crescente em Parnaíba. Em menos de 30 dias dois homicídios vitimaram pessoas ligadas a igrejas evangélicas. No último 23/06 um jovem de 23 anos, identificado como José Renato do Nascimento Júnior, morreu após ser baleado durante um assalto em Parnaíba. A moto de Renato foi levada no assalto, dias depois foi localizada no Povoado Pirangi, no estado do Maranhão.
Na última semana o pastor evangélico, Hilquias Clarindo Gomes, de 60, foi assassinado na rua Timbira, em frente a casa de um amigo, após ter ido buscar sua esposa. Ao sair da casa ele teria sido abordado por uma dupla de assaltantes, que chegou ao local em uma moto, e foi baleado em seguida. A motocicleta de Hilquias não foi levada pelos criminosos.
Parnaíba já conta com duas facções, o CV (Comando Vermelho) e PCC (Primeiro Comando da Capital). O delegado da Polícia Federal de Parnaíba, Pedro Roberto Meireles Lopes, informou durante coletiva de imprensa no dia 01/07, que as facções estão em guerra no litoral em disputa por território. Segundo o delegado, cerca de 40 assassinatos ocorreram nesse período motivados por brigas entre as facções.
A última vez que a força nacional veio a Parnaíba foi em 2015, e foram enviados 90 homens ao estado do Piauí.