Vereador Daniel Jackson é o novo presidente do biênio 2023/2024

Na sessão desta terça-feira (28), foi requerido um pedido de representação, ao vereador David Soares(PP), por quebra de decoro parlamentar.


 Vereador Daniel Jackson é o novo presidente do biênio 2023/2024
some text

A sessão desta terça-feira (28), foi mais uma vez tumultuada em virtude da antecipação da eleição do biênio 2023/2024. No regimento interno da câmara de vereadores, é possível essa antecipação a partir de um Requerimento propostos pelos parlamentares câmara , com base na disposição prevista no Art. 52 da Lei Orgânica Municipal, modificada pela Emenda 038/2018. A data da eleição era uma incógnita até então, contudo, a eleição para o próximo biênio foi marcada para acontecer na data de hoje.

A única chapa a concorrer a vaga foi a do vereador Daniel Jackon (SOLIDARIEDADE), que saiu vitoriosa. Jackson recebeu recebeu 15 votos. Houve uma abstenção do vereador David Soares (PP) e uma ausência do vereador André Neves (REP), que até o presente momento não se pronunciou sobre a situação da câmara. Segundo a vereadora Neta Castelo Branco (DEM), o nome de Daniel Jackson já estava engatilhado desde outubro do ano passado para assumir esta vaga. De acordo com ela, houve uma reunião na casa do Prefeito Mão Santa (DEM), no qual ficou estabelecido que a conjuntura do biênio 2021/2022 seria Carlson Pessoa (DEM), e que o próximo a sentar na cadeira da presidência seria Daniel Jackson.

Reprodução: Carlson Pessoa abraçando Daniel Jackson

A próxima composição da Mesa Diretora - Biênio 2023-2024 será assim:

Presidente: Daniel Jackson Araújo de Souza
1º Vice-Presidente: Antônio Marcos do Nascimento Oliveira
2º Vice-Presidente: João Batista Oliveira dos Santos
1º Secretário: Ronaldo da Silva Prado
2º Secretário: José Alves de Sousa Filho
3º Secretário: Francisco de Assis de Souza de Oliveira
4º Secretário: Taylon Oliveira de Andrades
1º Tesoureiro: Francisca das Chagas Castelo Branco Neta de Sousa
2º Tesoureiro: João Batista dos Santos Filho
Corregedor: Ricardo Veras
Corregedor Substituto: Renato Bittencourt dos Santos

Após a votação, Daniel usou a tribuna e em seu discurso de "posse", afirmou que "essa não é chapa de oposição e nem de situação, é uma chapa que tem oposição e situação". A fala do vereador corrobora ao que Neta Castelo Branco (DEM) vinha dizendo nas últimas sessões, que a oposição tem votado projetos da prefeitura de Parnaíba sem ressalvas.

A leitura que se pode fazer da declaração de ambos os parlamentares, é que a oposição, hoje, não coloca empecilhos para aprovação de pautas que são levados pelo executivo, e sim a situação. Ao site Opiauies.com Daniel Jackson, disse que já esperava o resultado da votação de hoje, pelo trabalho que ele tem feito durante o seu tempo de mandato. Sobre as falas do vereador David Soares, Jackson se limitou a dizer que "cada um responde pelos seus atos. Existe aí os trâmites para isso (para cassação), o que eu busco é o diálogo, é a harmonia".

Dois parlamentares da câmara, ouvidos pela coluna, contaram que, um dos motivos pela indignação de David Soares, é que houve uma articulação nos bastidores para que o nome do vereador Edcarlos Gouveia e dele David, ambos do Progressistas, não integrassem a chapa de Daniel Jackson e que fossem substituídos por outros vereadores.

Usurpação do Poder

Na última sexta-feira (24), um vereador contou a coluna, que o Vereador e atual Presidente da Câmara municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), estava sofrendo uma possível tentativa de golpe. Nas palavras do parlamentar estaria "existindo um movimento para usurpar um ano da presidência do Carlson". Na sessão dessa segunda-feira (27), Carlson disse que respeita os ritos democráticos e republicanos.

Pedido de Cassação

Ainda na sessão de hoje, foi requerido um pedido de representação ao vereador David Soares (PP), por quebra de decoro parlamentar. O pedido de cassação foi assinado por 12 vereadores. Caso seja condenado, Soares poderia perder o mandato. Ao Opiauies.com David disse que esse pedido de cassação é um absurdo.

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.