Terceira dose da vacina contra covid-19 começa a ser aplicada em Parnaíba

Charles afirma que houve uma melhora na procura da segunda dose, porém, ele chama atenção para que a população retorne ao posto de saúde ou a UFDpar para completar o esquema vacinal.


 Terceira dose da vacina contra covid-19 começa a ser aplicada em Parnaíba
some text

Em entrevista a Rádio Liderança nesta segunda-feira (27), o Coordenador de Imunização de Parnaíba, Charles Lima, alertou sobre a baixa procura da aplicação da população da primeira e segunda dose da vacina contra a covid-19 no município. Charles disse que na semana passada houve uma procura abaixo do esperado. "nós disponibilizamos 1.000 vagas para esse público (população em geral de 18 a 59 anos), pra gente continuar... tanto fazendo a repescagem, por ser de 18 a 59 anos, quem não vacinou ainda, pode agendar pra vacina e também no intuito de vacinar essa população de 18 anos. No entanto, das mil vagas disponibilizadas no sistema só tivemos oitenta agendamentos", contou Charles.

Lima afirma ainda que, isso tem gerado uma preocupação por parte da Coordenação, pois segundo ele existem dados de que mostram que ainda 100% da população adulta parnaibana não está completamente vacinada contra a covid-19. Segundo Charles, a meta para os próximos dias da Coordenação de Imunização, é vacinar pelo menos 500 pessoas por dia de segunda dose. Charles conta que houve uma melhora (se comparado a semanas anteriores), na procura da segunda dose, contudo, ele chama atenção para aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal, retorne ao posto de saúde ou a UFDpar.

Dose de Reforço

A partir desta terça-feira (28), Parnaíba começa a fazer a aplicação da terceira dose e/ou dose de reforço, que já foi autorizado desde o último dia 15/09 pela SESAPI. O grupo a ser beneficiado nesta etapa de vacinação, será os idosos que tem a partir de 70 anos, e que já tenham pelo menos seis meses de diferença, contados a partir da aplicação da segunda dose. Ao longo dos próximos dias, os imunossuprimidos também serão incluídos. Para o primeiro grupo mencionado, é necessário que este faça o agendamento pelo site vacinaparnaiba.com.br. A vacina disponibilizada para dose de reforço será a da Pfizer, como orientado pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (24) que aprovou a dose de reforço também para médicos, enfermeiros e outros profissionais da área. O anúncio é uma ampliação do público, já que antes a aplicação da vacina era liberada pela pasta apenas para os idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos. "Acabamos de aprovar a dose de reforço para profissionais de saúde, preferencialmente com a Pfizer, a partir de seis meses após a imunização completa", escreveu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em seu perfil no Twitter.

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.