Sistema do Detran está fora do ar desde a última terça-feira (10)

Os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não foram afetados.


 Sistema do Detran está fora do ar desde a última terça-feira (10)
some text

Desde a última terça-feira (10), o Sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) ficou fora do ar novamente. Os usuários denunciaram que os serviços referentes à documentação de veículos, como o Renavam, estão parados. Segundo eles, não é possível estar efetuando as transferência dos veículos recém-comprados, como também a quitação das dívidas de veículos que foram apreendidos. Os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não foram afetados.

Além desses transtornos, os usuários reclamam da falta de praticidade do órgão. A Cláudia, que veio de Brasília, mas que está residindo em Parnaíba há pouco tempo, disse que nem pelo aplicativo está conseguindo resolver seus problemas. De acordo com ela, o aplicativo diz que precisa de agendamento, mas que quando se desloca ao órgão, precisa enfrentar uma fila. Ela conta que, além de precisar se dispor por horas na espera pelo o atendimento, ainda existe o perigo de se expor à covid-19, por conta das aglomerações.

Nossa equipe foi no 1°Ciretran de Parnaíba. O vigilante que estava lá, disse que todos os atendimentos supracitados acima, e agendamentos para essa semana, não se sucederão. A normalização dos serviços será apenas na próxima segunda-feira (16), apesar da nota da ATI dizer que não tem data para o retorno, e que nesta quinta-feira (12), os atendimentos seriam apenas registro de imagem para a CNH.

Conforme nota divulgada pelo Detran - Piauí, a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), órgão responsável pelo sistema operacional do Detran, informou que o problema é devido ao desligamento do servidor Mainframe, que armazena os dados do Departamento. Em julho, o mesmo servidor já apresentava problemas e o Detran chegou a ficar mais de uma semana com o sistema fora do ar. Essa instabilidade voltou a se repetir e segundo a ATI, não há previsão para a normalização.

Em nota, a ATI informou que a situação só será normalizada após a verificação da empresa fabricante do equipamento que foi desligado no Detran. Essa empresa é de Fortaleza e já foi aberto um chamado de serviço para o Piauí. Enquanto isso, o Detran segue com esses serviços fora do ar.

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.