Segurança Pública: Greco será extinto e cúpula discute plano para melhorar segurança do litoral do Piauí

Em breve, o Greco passará a se chamar Draco (Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), nome já utilizado em outros estados. Quanto à reunião havida em Parnaíba, de acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, o objetivo principal do encontro foi discutir o reforço do policiamento, tanto ostensivo quanto na parte investigativa, na região litorânea.


 Segurança Pública: Greco será extinto e cúpula discute plano para melhorar segurança do litoral do Piauí
some text

Após cerca de dez anos, o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) será extinto. Em breve, a delegacia especializada, criada com a finalidade maior de combater roubos à instituições financeiras, será reestruturada. Com a ampliação vem uma nova nomenclatura e o status de departamento para o enfrentamento direto às facções criminosas. Em breve, o Greco passará a se chamar Draco (Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), nome já utilizado em outros estados. 

Em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Greco, explica as mudanças foram propostas pelo atual secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, em diálogo com o delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko. No momento, policiais da especializada estão em processo de capacitação para o enfrentamento às organizações criminosas, um dos problemas enfrentados na área da segurança no estado. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

"Para atender a diretriz da Secretaria de Segurança Pública, do nosso secretário Chico Lucas e do nosso delegado-geral, Luccy Keiko, o Greco está passando por um processo de reestruturação, uma ideia dos nossos gestores. O Greco passará de um grupo para um departamento. Além de mudar toda a estrutura organizacional, será aumentado o efetivo, a nossa capacidade operacional. Os policiais estão passando por um treinamento, um processo de capacitação voltado especificamente para o enfrentamento às facções criminosas. Combater facção criminosa não é fácil, então a gente precisa de um treinamento específico", disse o coordenador do Greco. 

Ele adianta que a mudança na formatação do Greco inclui investimentos também no setor de inteligência.

Sobre a nova nomenclatura, ele pontua que passa pela ideia de padronização da Polícia Civil Brasileira. A mudança anunciada ainda será publicada por meio de decreto no Diário Oficial. 

"Estamos investindo muito na área de inteligência. Como resultado disso é possível observar que, praticamente, todos os dias, o Greco desenvolve alguma ação com o objetivo de combater esses grupos organizados. Já iniciamos o processo de apresentação de resultados", pontua Pessoa. 

A onda acelerada de assassinatos tem mobilizado o sistema de Segurança Pública do Piauí que caracterizou a situação como uma "guerra entre criminosos", membros de  facções que usufruem da alta circulação de armas de fogo ilícitas. O coordenador do Greco reforça o empenho diário das forças de segurança no estado. 

"A gente está com um pouco mais de um mês de gestão.  Mas posso assegurar que nós [Polícia Civil, Polícia Militar- de forma integrada com o Ministério Público e o Poder Judiciário- bem como com sistema penitenciário] estamos trabalhando diariamente, além da parceria com outras forças de segurança dos estados vizinhos. Logo logo, a sociedade piauiense irá sentir os resultados desse trabalho voltado para o enfrentamento direto à essas facções criminosas. Com certeza, vamos diminuir os índices de criminalidade violenta", garante o delegado. 

Charles Pessoa cita uma operação de grandes proporções realizada na semana passada que resultou em um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão à criminalidade, somente com a apreensão de drogas. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

A formatação do Draco, como será dividido internamente, ainda está sendo concluída. 

"Adianto que será um departamento composto de várias delegacias e alinhamento direto com as regionais do interior do estado, distritos policiais na Capital e integração com a Polícia Militar e sistema penintenciário. A restruturação do Greco para o Draco também conta o aparelhamento para que os policiais possam desenvolver suas atividades diárias com eficiência", finaliza Charles Pessoa. 

Governo discute plano para melhorar segurança do litoral do Piauí

Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) se reuniram com as polícias Militar e Civil do Estado, na sexta-feira (3), em Parnaíba, para discutir a atuação das forças de segurança na planície litorânea, com o objetivo de combater a criminalidade na região.

Na reunião, foram discutidas ações preventivas e efetivas, além do uso de ferramentas para maximizar o trabalho da tropa, dos meios de inteligência e, consequentemente, melhorar as ações das forças de segurança.

De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, o objetivo principal do encontro foi discutir o reforço do policiamento, tanto ostensivo quanto na parte investigativa, na região litorânea.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, afirmou que a reunião com a cúpula da segurança pública teve como objetivo principal a implantação de medidas de segurança no litoral do estado, usando como exemplo o modelo adotado no município de Piripiri. “Queremos alinhar as forças de segurança estaduais, juntamente com as municipais e a nível Federal, tendo o apoio do Ministério Público e também do Tribunal de Justiça. A ideia é agilizar mandados de prisão, busca e apreensão, fortalecer os inquéritos policiais e a presença das polícias nas ruas, trabalhando de forma preventiva e em lugares estratégicos”, explicou o comandante.

Fontes: Cidade Verde e CCom-PI

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.