Segundo denúncias, UBS’s de Parnaíba estão há 3 anos sem atendimentos odontológicos.

O nosso jornalismo tem recebido centenas de reclamações acerca de bairros daqui de Parnaíba, que estão desassistidos há mais de 3 anos por falta do serviço odontológico.


 Segundo denúncias, UBS’s de Parnaíba estão há 3 anos sem atendimentos odontológicos.
some text

O nosso jornalismo tem recebido centenas de reclamações acerca de bairros daqui de Parnaíba, que estão desassistidos há mais de 3 anos por falta do serviço odontológico. Nossa equipe procurou a Coordenadora de atenção básica do município Adenya, e ela contou que somente alguns postos de saúde do município fornecem esse serviço, falou ainda que dos quarenta e quatro postos, apenas três contemplam o serviço odontológico, mas não soube informar se há dentistas trabalhando por lá. Segundo a coordenadora, como ainda não chamaram os aprovados do último concurso realizado pela secretaria de saúde do município no ano de 2019, algumas UBS não estão atendendo a este serviço.

Importante frisar, que o referido concurso já foi postergado para mais dois anos, novamente, essa é a segunda vez que a prefeitura faz esse adiamento. Segundo Leandro Lopes, presidente do SINDSERM, ao todo foram dez dentistas aprovados diretamente nas vagas, e que a prefeitura chamou apenas dois. Leandro afirma ainda, que a necessidade é grande, pois vários postos estão sem profissionais de saúde. Segundo ele, recentemente um dentista pediu exoneração e a secretaria de saúde do município não convocou ninguém para substituí-lo.

O presidente do Sindicato conta ainda, que as técnicas em saúde bucal que trabalham no consultório odontológico com os dentistas, já foram todas convocadas e os dentistas ainda não. Procuramos também um dos aprovados no concurso que fez um desabafo a nossa equipe, relatando que é como se a saúde bucal para o município não tivesse importância.

Além dessas reinvindicações, os odontólogos reclamam da falta de estrutura nas UBS, e também do não cumprimento do piso salarial. Segundo essas reclamações, o município de Parnaíba não está pagando nem mesmo o adicional de insalubridade a categoria.

Sobre as denúncias acerca do não atendimento odontológico nas UBS, nós procuramos a secretária de saúde do município Leidiane Pio, para sabermos informações se existe previsão para a volta desse serviço nos postos de saúde. A secretária disse que está há sete meses à frente da pasta, e que por conta disso ainda não sabe sobre essa demanda, falou que devido a crise pandêmica do coronavírus muitos serviços de saúde pararam, mas que segundo ela, haverá nos próximos dias uma reunião para definir a respeito desse atendimento. Entretanto, a secretária não deu detalhes de como e quando será essa reunião. Disse também que quem responde por esse setor, é a superintendente de atenção bucal.

Por isso, fomos atrás de saber com a superintendente sobre essas demandas, mas até o fechamento dessa matéria a superintende não nos retornou. Procuramos também o procurador da saúde do município George Pessoa, sobre a convocação dos demais aprovados no concurso, mas até agora ele também não nos retornou.

Praça Santa Isabel
UBS mod 1 e 2, do bairro de ilha de Santa Isabel

Texto: Naã Furtado

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

1 Comment

  • Fica difícil para a população saber, porque estão fechadas as UBS. As pessoas responsáveis NÃO respondem.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.