Seduc aplica Saepi em escolas piauienses.

203.946 estudantes farão as provas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.


 Seduc aplica Saepi em escolas piauienses.
some text

O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) é um instrumento de análise do desempenho escolar e da aprendizagem dos alunos das redes estadual e municipais de ensino. Entre os dias 16 e 27 de agosto, 203.946 estudantes farão as provas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Participam da avaliação estudantes da rede estadual, matriculados no 2º, 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio; além de alunos da rede municipal do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. O Saepi fornece indicadores completos, confiáveis e representativos sobre toda a rede pública de ensino do Piauí.

O Saepi fornece indicadores completos, confiáveis e representativos sobre toda a rede pública de ensino do Piauí.

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, os alunos do Ensino Médio estão fazendo as provas entre os dias 17 e 19 de agosto.

Para a diretora da escola, Djanira Alencar, o Saepi é mais que uma avaliação, é um binóculo para se enxergar melhor a educação como um todo e observar no que é preciso melhorar. “Mobilizamos os alunos e agora estamos aplicando as provas pois entendemos que essa é mais que uma avaliação educacional, por meio dos resultados poderemos ver o que é preciso melhorar, seja com mais formação de professores, material didático, infraestrutura, dentre outras ações”, disse a gestora.

Os estudantes do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral Moaci Madeira Campos também foram submetidos à avaliação do SAEPI. A escola cumpriu todos os protocolos sanitários de segurança, entre eles a divisão de turmas em, no máximo, 15 alunos por sala em cada série avaliada e orientando os alunos para que evitassem o compartilhamento de materiais de uso pessoal. “Esse é um momento de grande importância não só para a nossa escola, mas para rede de educação como um todo, pois se trata de uma oportunidade para analisarmos o desempenho dos alunos após o período de aulas remotas. Nossos estudantes compareceram e estão empolgados para essas provas”, afirmou Miqueias Oliveira,  gestor do CETI Moaci Madeira Campos.

O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí foi criado em 2011 a fim de diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes. Os dados de desempenho dos alunos integram o IEPI (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí).

“O Saepi é um grande instrumento de auxílio no diagnóstico da qualidade da educação que oferecemos em todo o Estado. A partir do seu resultado vamos redirecionar o planejamento e a prática pedagógica, traçar estratégias e melhorar cada vez mais os nossos indicadores”, garante o secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera Moura.

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.