Secretaria de Saúde realiza ação de capacitação para executar campanha de multivacinação 2022

O evento é focado para enfermeiros responsáveis pela rede de frio das CRS, coordenadores municipais de imunização e técnicos responsáveis pelo sistema de informação do PNI.


 Secretaria de Saúde realiza ação de capacitação para executar campanha de multivacinação 2022
some text

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza nos dias 02 e 03 de agosto o evento de Atualização do Calendário Vacinal para a Campanha de Multivacinação de 2022. O evento é focado para enfermeiros responsáveis pela rede de frio das CRS; coordenadores municipais de imunização e técnicos responsáveis pelo sistema de informação do PNI e tem por objetivos destacar a importância e dar recomendações para a Campanha de Multivacinação de 2022 esclarecer dúvidas dos profissionais sobre a execução das vacinas.

A coordenadora de imunização da Sesapi, Kássia Barros, destaca a importância de ter profissionais capacitados para executar a campanha e ainda de chamar a população para que a campanha atinja níveis positivos de imunização dos piauienses.

"Obviamente tivemos o cenário de pandemia, mas desde 2019 percebemos uma redução das taxas de imunização da população, não somente do Piauí mas de todos os estados brasileiros. Nos não estamos conseguindo atingir os níveis preconizados nas campanhas de imunização, e por isso precisamos desse reforço na execução da campanha, para que possamos atingir ou pelo menos chegar próximo aos 95% de nível de imunização preconizado na campanha", destaca a coordenadora de imunização.

Outro ponto de destaque é a campanha de imunização contra a poliomielite, doença que foi erradicada em 1994 no país, mas que devido aos baixos índices de vacinação, corre um risco de retorno.

"Precisamos ter a sensibilidade e reconhecer que não podemos falhar na imunização, a Covid-19 nos mostrou a importância dos imunizante chegarem até a população, precisamos manter a mesma mentalidade de importância de vacinação para os outros imunizantes também. São uma forma de prevenção das doenças ou de seus casos graves, trazendo assim segurança para a saúde da população", disse o superintendente de atenção primaria à saúde e municípios, Herlon Guimarães.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior destaca a importância da cooperação da população para que as campanhas de imunização cheguem a níveis positivos de imunização da população.

"Nos estamos capacitando nossos profissionais para que eles tenham a melhor forma de atender e executar a campanha de imunização nos piauienses, por isso pedimos a todos, que no momento que as vacinas estejam disponíveis nos seus municípios, observem se você pode receber o imunizante. Com as vacinas aumentamos nossa segurança é trazemos mais saúde para todos", diz o secretario Neris Júnior.

Fonte: Sesapi

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.