Rafael Fonteles prestigia comemoração aos 168 anos da Capitania dos Portos do Piauí

Cumprindo agenda em Parnaíba e Luís Correia, nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, o Governador esteve acompanhado de autoridades políticas e militares que também recepcionaram o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Marcos Sampaio Olsen.


 Rafael Fonteles prestigia comemoração aos 168 anos da Capitania dos Portos do Piauí
some text

O Governador do Piauí Rafael Fonteles, foi recebido na sede da Capitania dos Portos do Piauí nesta segunda, 13, onde foi realizada uma solenidade por ocasião do 168º aniversário de instalação da unidade da Marinha do Brasil, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

Acompanhado de diversas autoridades políticas, a exemplo dos Deputados Federais Florentino Neto (PT) e Flávio Nogueira (PT), e dos deputados estaduais Dr. Hélio (MDB), Rubens Vieira (PT) e Georgiano Neto (MDB), Rafael destacou a importância da Capitania numa região que já teve grande destaque náutico, mas que em breve passará a ter novo destaque com o funcionamento do Porto do Piauí e que "a própria Marinha está analisando os projetos que nós encaminhamos aqui ao Dr. José Eduardo, nosso Capitão aqui que comanda a Capitania, e eu não tenho dúvida que essa parceria com a Capitania dos Portos, com a Marinha do Brasil, irá possibilitar dentro de toda segurança necessária, todos os protocolos legais, a gente em breve ter também essa grande obra sonhada por muitos, e que será concluída na nossa gestão, que é o Porto de Luís Correia, o Porto do Piauí. Nossos Parabéns a todos os que fazem a Marinha do Brasil, e em especial aqui, a Capitania dos Portos aqui de Parnaíba", finalizou.

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Marcos Sampaio Olsen enfatizou como uma das atribuição da força que é contribuir com o desenvolvimento nacional. "Isso tem um significado muito especial, dentro do que foi dito pelo governador, em termos de criarmos aqui as condições de um porto. Então a Marinha está empenhada em responder este desafio da maneira mais ágil possível.", destacou.

O Capitão dos Portos do Piauí, José Eduardo, disse ver os 168 anos da corporação "como uma reafirmação do compromisso da Capitania com o povo do Piauí; compromisso esse não só com a salva guarda da vida humana no mar, como na prevenção da poluição hídrica, como também para na formação dos nossos marítimos, das pessoas que estão envolvidas com o esporte recreio, e isso faz com que a Marinha do Brasil fique cada vez mais próxima do cidadão do Piauí", concluiu.

Capitania dos Portos do Piauí

Criada pelo Decreto Imperial nº 1552 de 10 de fevereiro de 1855 com sede na cidade de Parnaíba, a Capitania dos Portos do Piauí tem como finalidades principais a fiscalização do tráfego aquaviário em mar aberto, participação efetiva em eventos e apoio a eventos náuticos, ações de limpeza de praias com apoio de prefeituras do litoral piauiense, realização do Capitania Itinerante, que proporciona a regularização das documentações das embarcações e dos aquaviários, além de aplicação de exames para os amadores, fiscalizações náuticas, entre outras.

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.