Projeto de Lei incentiva pesquisas com cannabis sativa no Piauí

A proposta deve gerar benefícios para os cidadãos que são acometidos por doenças, que podem ser tratadas com substâncias extraídas da planta.


 Projeto de Lei incentiva pesquisas com cannabis sativa no Piauí
some text

O deputado estadual Ziza Carvalho (PT) apresentou nesta terça-feira um Projeto de Lei que incentiva a realização de pesquisas científicas com Cannabis sativa para fins medicinais. O parlamentar defendeu, durante a sessão plenária de hoje (21), que a proposta deve gerar benefícios para os cidadãos que são acometidos por doenças, que podem ser tratadas com substâncias extraídas da planta.

O parlamentar explicou que a Cannabis sativa é amplamente utilizada para tratamento medicinal nos Estados Unidos. “Hoje há uma grande dificuldade para os pacientes que precisam utilizar esse item porque eles precisam importá-lo. Nos Estados Unidos, o uso da Cannabis é autorizado em 47 estados. Recentemente, São Paulo, Goiás e Distrito Federal regulamentaram a pesquisa científica com a utilização da Cannabis sativa. Então, apresento esse Projeto aos colegas e peço que debatam com racionalidade”, afirmou.

Ainda durante a sessão, o deputado informou que apresentou requerimento à Assembleia Legislativa, solicitando empenho da bancada de deputados federais do Piauí para a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei Nº 823/21. A matéria, conhecida como Lei Assis Carvalho, previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar em razão dos efeitos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19.

Em discurso na sessão plenária, o deputado Gustavo Neiva (PSD) informou aos demais parlamentares que esteve recentemente na cidade de Sebastião Leal, onde participou de reunião com o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, o senador Elmano Férrer, lideranças da região e representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). 

Na ocasião, os participantes trataram da situação dos problemas infraestruturais das rodovias estaduais da região. “Foi reivindicado pelos produtores a resolução da problemática das estradas. Nessa reunião, surgiu a ideia da possibilidade de federalização das rodovias que atendem a região. Essa solicitação chegou à Brasília e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas sinalizou positivamente para essa possibilidade”, relatou Gustavo Neiva.

Região Norte

O deputado Oliveira Neto comentou requerimento de sua autoria destinado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), solicitando a imunização em massa da população residente no município de Cajueiro da Praia contra a Covid-19. “Aquela região recebe muitos turistas. Além disso, há a questão das variantes em circulação. Há urgência em vacinar a população, antes do mês de dezembro, em razão da proximidade do período de férias”, pontuou. O parlamentar usou a fala para parabenizar a posse da ex-deputada Flora Izabel como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

A região norte do Piauí também foi tema do discurso do deputado Dr. Hélio (PL). O parlamentar reforçou as cobranças sobre a necessidade de maior investimento em segurança em cidades como Parnaíba e Luís Correia. “Há muita dificuldade no que se refere à segurança em bairros como D. Rufino e João XXIII. Há apreensão por parte da população que não pode mais circular a qualquer horário. Eu louvo a iniciativa do deputado Coronel Carlos Augusto (PL) pelo requerimento que solicita a instalação de um Batalhão de Polícia Especializado na cidade de Parnaíba”, afirmou o parlamentar que ressaltou que é necessário um planejamento mais aprofundado para que se minimizem os índices de criminalidade na região.

Fonte: ALEPI

Christiane albuquerque

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.