Procons de todo o estado iniciam uso do novo sistema integrado ProConsumidor para registro de reclamações

A ferramenta substitui o SINDEC, que passará a funcionar apenas para consulta de procedimentos anteriores.


 Procons de todo o estado iniciam uso do novo sistema integrado ProConsumidor para registro de reclamações
some text

Na última segunda-feira, dia 11, iniciou-se em todo o Piauí a utilização do novo sistema do Ministério da Justiça para registro de reclamações no Procon, o ProConsumidor. A ferramenta substitui o SINDEC, que passará a funcionar apenas para consulta de procedimentos anteriores.

Todos os Procons vinculados ao Sistema Estadual de Defesa do Consumidor aderiram ao software. Para tanto, entre os dias 13 e 17 de setembro, os servidores participaram de treinamento virtual ministrado pela escola Nacional de Defesa do Consumidor – ENDC para utilização do ProConsumidor.

Entre as vantagens da nova ferramenta, destacam-se os recursos diferenciados e maior agilidade, além da centralização do cadastro eletrônico do fornecedor, o que se torna um grande diferencial em relação ao sistema antigo, pois permite que as empresas visualizem e respondam às demandas de todo Brasil, por meio de uma única senha.

O ProConsumidor também permite uma navegabilidade melhor para o operador e mais fácil compreensão do procedimento por parte do consumidor. Nele, é possível registrar consulta, denúncia e reclamação. As tratativas poderão ser feitas por telefone, carta ou audiência. Haverá prazo para o Procon finalizar os procedimentos dentro do sistema e todas as reclamações podem compor o Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF), desde que haja pelo menos uma tratativa de carta ou audiência com resultado.

Fonte: MPPI

Christiane albuquerque

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.