Prefeitura de Parnaíba inicia novo calendário de vacinação

Após sucessivas reuniões e pedidos da categoria dos supermercados ao conselho municipal de saúde, o calendário de vacinação do município, insere os profissionais do comércio varejistas de produtos alimentícios.


 Prefeitura de Parnaíba inicia novo calendário de vacinação
some text

Após sucessivas reuniões e pedidos da categoria dos supermercados ao conselho municipal de saúde, o calendário de vacinação do município, insere os profissionais do comércio varejistas de produtos alimentícios (supermercados), a partir dos 40 anos. O agendamento da vacinação para esse público alvo, será a partir das 18h de quinta-feira (29), o cadastro será através do site vacinaparnaiba.com.br . O local de vacinação será na UFDPAR na próxima sexta-feira (30).

O agendamento é diário, e se houver disponibilidade de doses.  Os documentos necessários são RG, cartão do SUS, CPF, comprovante de residência, comprovante de vínculo empregatício, carteira de trabalho ou contracheque; MEI ou CNPJ na categoria de comercio varejista de produtos alimentícios. 

Desde a semana passada o município de Parnaíba continua com o calendário de vacinação ainda na faixa etária dos 42 a 59 anos para a população em geral, e também para as pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, gestantes e puérperas sem comorbidades a partir de 18 anos (com prescrição médica).

Até a última segunda-feira (26), o agendamento era feito somente nos postos de saúde, a partir desta quinta-feira (29) muda-se o local de agendamento, e agora o cadastro volta a ser como era antes, através da plataforma oficial vacinaparnaiba.com.br .

O agendamento pelo site é diário, e começa a partir das 18h, desta quarta-feira (28), isso se houver disponibilidade de doses. De acordo com a secretaria de saúde do município, é entorno de 500 a 600 doses disponibilizadas por dia no site.

Os documentos necessários são o documento pessoal com foto, cartão de vacina, CPF, comprovante de agendamento impresso no dia da vacinação e o comprovante de residência. Já para as pessoas com comorbidades é necessário apresentar laudo médico ou declaração que comprove a comorbidade/deficiência.


Piauí recebe mais doses de vacina

O Piauí recebeu, na tarde de terça-feira (27), 71.100 doses de vacinas para combater a Covid-19. Foram 14.700 doses do imunizante FioCruz/AstraZenca e 56.400 da Butantan/CornaVac. 

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, está prevista ainda a chegada de 69.750 doses de FioCruz /AstraZenca, na madrugada de quarta-feira (28), e mais 32.760 vacinas da Pfizer, na tarde de quarta, às 15h30.  Este é o maior lote já recebido pelo estado. Ao todo são 173.910 vacinas para aplicação de 1ª e 2ª doses pelos municípios piauienses.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde Florentino Neto, a Sesapi está preparada para entregar as vacinas aos municípios o mais rápido possível. “Como os lotes irão chegar em voos separados, nossas equipes estão preparadas para que quando todas as vacinas estiverem em solo piauiense, sejam encaminhadas com maior celeridade aos municípios, proporcionando que os mesmos iniciem sua vacinação” lembra o gestor. 

Os imunizantes serão distribuídos aos municípios de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB): 50% dos imunizantes serão para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Esta semana o Piauí bateu a marca de mais de 500 mil pessoas imunizadas contra a Covid-19, seja porque tomaram as duas doses das vacinas que necessitam de duas aplicações para completar o ciclo vacinal, ou porque receberam o imunizante da Janssen, que só requer uma dose para ficar protegido. 

De acordo com os dados do Vacinômetro da Sesapi, mais de 15% da população Piauí está completamente vacinada contra a Covid-19. “Esse número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses. Com a colaboração de todos vamos conseguir vacinar nosso povo e sair dessa pandemia”, enfatiza Florentino Neto.

Texto: Naã Furtado

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.