Plataforma registra 47 mil reclamações de vazamentos de dados em 2021

O número chamou atenção porque é mais que o dobro registrado no mesmo período do todo do ano passado.


 Plataforma registra 47 mil reclamações de vazamentos de dados em 2021

Close-up of female hand pressing enter key to start the system

some text

47 mil reclamações de vazamentos de dados foram registrados entre janeiro e junho, deste ano, pela plataforma consumidor.gov.br. O número chamou atenção porque é mais que o dobro registrado no mesmo período do todo do ano passado. Por isso, o Ministério da Justiça lançou a campanha “Proteja seus Dados. Não compartilhe”, que vai ser veiculada nas redes sociais, pelos próximos 30 dias.

A ideia é evitar, por exemplo, o que aconteceu com a professora de Brasília, Solange Santos, que não conseguiu recuperar quase R$ 3 mil reais enviados via Pix. Com os dados dela em mãos, golpistas se passaram por integrantes do Sindicato dos Professores e Advogados. Eles a convenceram de que tinha quase R$ 100 mil reais a receber da justiça.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, somente no primeiro semestre deste ano, foram mais reclamações que em todo o ano de 2020. A titular dessa secretaria, Juliana Domingues, explica que a campanha vai levar dicas ao longo do mês para evitar o compartilhamento desnecessário de dados.

A secretária Nacional do Consumidor alerta que os golpes mais comuns envolvem clonagem de whatsapp, contas falsas de lojas e empresas nas redes sociais, golpes com Pix, FGTS, auxílio emergencial e até mesmo vacinas contra covid-19.

A campanha este mês coincide com o período em que a Lei Geral de Proteção de Dados completa um ano. O texto prevê regras sobre o uso de dados pessoais de brasileiros e garante o direito à privacidade e segurança das informações de cada um. Lembrando que, mesmo existindo há um ano, só a partir deste mês de agosto é que as sanções podem ser aplicadas a quem descumprir a lei.

Fonte: Rádio Agência Nacional

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.