Planície Litorânea: população adere a segunda dose Covid

Foi perguntado aos secretários de saúde e aos coordenadores de imunização, acerca do vacinômetro.


 Planície Litorânea: população adere a segunda dose Covid
some text

O opiauies.com fez um levantamento entre os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia no que tange a vacinação contra a covid-19 destas cidades. Foi perguntado aos secretários de saúde e aos coordenadores de imunização, acerca do vacinômetro, se as pessoas estão voltando aos postos de saúde para tomar a segunda dose e também no tocante a quantidade de doses que os municípios já receberam e aplicaram.

Segundo Charles Lima, coordenador de imunização do município de Parnaíba, até o momento, cerca de 85% das pessoas voltaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose. Parnaíba já aplicou ao todo 72.790 imunizantes. 52.596 pessoas tomaram a primeira dose, 17.971 a segunda, e 2.223 tomaram dose única.

Já no município vizinho de Ilha Grande, foram aplicadas 3.098 vacinas para primeira dose. 1.050 pessoas tomaram a segunda dose, e em dose única já foram aplicadas 140. Segundo o secretário de saúde do município, Pedro Castelo Branco, a população tem retornado para tomar a segunda dose dos imunizantes, e que os agentes de saúde comunitários estão organizando e fazendo com que todos os munícipes fiquem em dia, para tomar a segunda dose.

No município de Luís Correia, a secretária de saúde Marcela Furtado afirma que as faltas são poucas, e só acontecem devido a algum imprevisto ou doenças ocasionais, mas são reagendados sem a perca da imunização. Ela conta que 30% da população já foi imunizada pelo menos com a primeira dose.

A respeito das doses já aplicadas no município, Luís Correia até o momento, vacinou com a primeira dose 8.801 pessoas, na segunda dose 2.518, e já com dose única 445. Ela conta, que a secretaria está mantendo os cronogramas nas UBS’s para a aplicação das segundas doses respeitando os intervalos de cada vacina (ArtraZeneca, Pfizer e Coronavac) para a aplicação da segunda.

Por fim, em Cajueiro da Praia a secretária Joara Gonçalves, nos informou que o município aplicou 2.313 em primeira dose, ou seja 30,27% da população. 801 pessoas a segunda dose, e dose única 70 pessoas. O percentual da população imunizada completa no município é de 11,4%. Ao todo o município recebeu 3.184 doses dos imunizantes. Sobre o retorno da população para tomar a segunda dose, a secretária explica que como a pasta tem feito uma busca ativa por meio dos agentes comunitários de saúde, é possível ter um controle dos pacientes que tomaram a primeira dose, e assim saber quem está no prazo para tomar a segunda dose da vacina.

Texto: Naã Furtado

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.