Pesquisa vai reproduzir células para estudar sintomas da covid

Estudo vai usar método de reprogramação celular


 Pesquisa vai reproduzir células para estudar sintomas da covid
some text

Pesquisadoras da plataforma científica Pasteur-USP vão reproduzir células do sistema nervoso humano a partir de células-tronco e infectá-las com o coronavírus para estudar alguns dos sintomas causados pela covid-19, como perda de paladar, olfato, dores de cabeça e em alguns casos mais graves, até a demência.

A coordenadora da pesquisa Patrícia Beltrão Braga explicou que o método chamado de reprogramação celular foi desenvolvido em 2007 pelo cientista japonês Shiniya Yamanaka para desenvolver qualquer tipo de célula a partir de células tronco.

Na pesquisa dela, as células tronco são retiradas de dentes de leite e depois sofrem um processo de diferenciação para se transformarem em células do sistema nervoso e posteriormente, num processo controlado em um laboratório de biossegurança nível 3, elas são infectadas com o coronavírus.

Patrícia Beltrão explicou a importância de entender a forma como o coronavírus atinge as células cerebrais.

Com esse método, o grupo de pesquisadoras já desvendou a relação do zika vírus com a microcefalia em 2016 e também testou drogas que pudessem combater essa doença. A expectativa é que depois de descobrir como a covid-19 afeta o cérebro, sejam testados alguns medicamentos em laboratório para combater o vírus.

A pesquisa começou recentemente e a previsão é que as primeiras observações possam ser divulgadas daqui a seis meses e um estudo seja publicado em um ano.

* Com produção de Michelle Moreira.

Fonte: Rádio Agência Nacional

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.