Pesquisa Amostragem divulga novos números para Governo e Senado no Piauí

A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 26 a 30 de agosto de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-07499/2022.


 Pesquisa Amostragem divulga novos números para Governo e Senado no Piauí
some text

O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, somando 55,6% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos.

Rafael Fonteles e Silvio Mendes polarizam a intenção de voto (Foto: Reprodução)Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 34,28%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 4,36%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 2,18%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,91%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,85%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,67%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,61%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,55%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

Cenário com os brancos, nulos e indecisos

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 2

Nesse cenário, ao se considerar os brancos/nulos e os indecisos, Rafael Fonteles (PT) com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, soma 45,9% das intenções de voto.

Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 28,3%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 3,6%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 1,8%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,75%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,7%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,55%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,5%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,45%.

Aqueles que apontaram que pretendem votar branco/nulo somam 0,95%; os que sinalizaram nenhum/ninguém chegam a 7,8%. Por fim, os eleitores que não sabem ou não opinaram são 8,7%.

Sem apoios, Sílvio e Rafael em empate técnico

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 3

Pesquisa de intenção de voto estimulada para governador do Piauí realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) revela empate técnico entre os pré-candidatos Sílvio Mendes (União Brasil) e Rafael Fonteles (PT). Sílvio tem 46,72% dos votos válidos e Rafael Fonteles soma 42,37%.

Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando a margem de erro, Sílvio varia de 44,53% a 48,91% dos votos válidos e Rafael oscila de 40,18% a 44,56%.

Os votos válidos desconsideram brancos, nulos, ninguém e indecisos, assim como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.

Coronel Diego Melo (PL) é o terceiro colocado com 2,99% dos votos válidos. Gessy Fonseca (PSC) aparece com 2,34% dos votos válidos. Gustavo Henrique soma 1,62%; Geraldo Carvalho chega a 1,43%; Madalena Nunes fica com 1,23%; Lourdes Melo tem 0,78% e Ravenna Castro com 0,52%.

Estimulada considerando os brancos, nulos e indecisos

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 4

Sem levar em conta apenas os votos válidos, Sílvio Mendes aparece com 35,95%, oscilando de 33,76% a 38,14% na margem de erro; e Rafael Fonteles soma 32,6%, oscilando de 30,41% a 34,79% na margem de erro. Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL) com 2,3%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 1,8%.

O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) soma 1,1%; Madalena Nunes (PSOL) tem 0,95%; Lourdes Melo (PCO) registra 0,6% e Ravenna Castro (PMN) soma 0,4%. Os eleitores que responderam nenhum dos pré-candidatos a governador somam 10,25%. Os indecisos são 11,45%; brancos e nulos representam 1,35%.

67,85% votariam em candidato indicado por Lula

O levantamento ainda mensura o potencial de transferência de voto dos candidatos à Presidência para os pleiteantes ao Governo do Estado na próxima eleição.

Em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao pleito, 67,85% apontaram que votariam em um candidato ao Governo indicado por Lula, enquanto 25,7% não votariam, 3,25% não souberam ou não opinaram e 3,2% sinalizaram que são indiferentes ao indicativo de apoio.

Na pesquisa, 71,9% apontam que não votariam em um candidato indicado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 22,3% apontaram que votariam, enquanto 2,75% não souberam ou não opinaram; e 3,05% responderam que são indiferentes.

Maioria não conhece o candidato apoiado por Lula

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 5

O Instituto Amostragem ainda mensurou qual o grau de conhecimento do nome do candidato apoiado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Piauí.

Neste questionamento, 54,95% dos entrevistados apontaram que não conhecem o nome do candidato que tem o apoio do petista na disputa para o Governo do Piauí, enquanto 45,05% apontaram que 'sim', conhecem o nome do candidato apoiado por Lula na corrida majoritária no Estado.

Firmeza na intenção de voto em Rafael é a maior

Nove candidatos disputam o Governo do Piauí (Foto: Reprodução)Dos entrevistados que apontaram a intenção de votar no candidato Rafael Fonteles (PT) 76,84% apontaram que não muda, já está decidido; 21,63% indicaram que ainda podem mudar; enquanto 1,53% não sabe ou não opina.

Em relação ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto no ex-prefeito de Teresina, 71,63% indicaram que não muda, já está decidido; 26,98% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 1,39% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Coronel Diego Melo (PL), 65,22% indicaram que não muda, já está decidido; 34,78% apontaram que ainda poderá mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Gessy Lima (PSC), 47,22% indicaram que não muda, já está decidido; 52,78% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Geraldo Carvalho (PSTU), 40,91% indicaram que não muda, já está decidido; 59,09% apontaram que ainda poderá mudar.

Entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Madalena Nunes (PSOL), 31,58% sinalizaram que não muda, já está decidido; já 63,16% indicaram que ainda pode mudar; e 5,26% não sabe ou não opina.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto no candidato Gustavo Henrique (Patriota), 68% indicaram que não muda, já está decidido; 28% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 4% não sabe ou não opina.

Em relação à candidata Ravenna Castro (PMN), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na advogada, 25% indicaram que não muda, já está decidido; 75% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar na candidata Lourdes Melo (PCO), 75% indicaram que não muda, já está decidido; 25% apontaram que ainda poderá mudar.

Senado

O candidato a senador Wellington Dias (PT) lidera com folga pesquisa de intenção de voto estimulada no Piauí realizada pelo Instituto Amostragem somando 70,23% nos válidos, ou seja, quando exclui os brancos/nulos e aqueles que não sabem ou não responderam.

Em segundo lugar aparece o candidato Joel Rodrigues (Progressistas) com 19,15%. O então candidato Fábio Sérvio (Podemos), que abriu mão da candidatura esta semana para apoiar Joel, vem em seguida com 3,89%.

O candidato Dr George (PSOL) aparece na sequência com 2,15%; o Professor Ajosé Fontenele (PMN) soma 2,08%. A professora Albetiza Moreira (PCO) tem 0,97%; Gervásio Santos (PSTU) soma 0,9% e Don Lotti (Patriota) tem 0,62% dos válidos.

Amostragem divulga nova pesquisa para Senador no Piauí; números! - Imagem 2

ESTIMULADA

Quando se consideram os brancos/nulos e os entrevistados que não souberam opinar ou preferiram não responder, o ex-governador Wellington Dias (PT) lidera com 50,6%; o candidato do Progressistas Joel Rodrigues aparece na sequência com 13,8%.

Em terceiro lugar no levantamento está o então candidato Fábio Sérvio (Podemos), com 2,8%; seguido por Dr. George (PSOL), com 1,55%. Ajosé Fontenele (PMN) soma 1,5% na estimulada e Albetiza Moreira (PCO) registrou 0,7%; Gervásio Santos (PSTU) tem 0,65%; o candidato do Patriota, Don Lotti registra 0,45%.

Os eleitores entrevistados que não souberam ou não opinaram chegam a marca de 11,55%; os que indicaram nenhum/ninguém somam 13,55% e aqueles que sinalizaram a intenção de votar nulo ou branco somam 2,85%.

FICHA TÉCNICA

A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 26 a 30 de agosto de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-07499/2022.

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.