Parnaíba inclui Advogados e Contadores como grupos na vacinação contra a covid-19

Desde o dia 29/07 esses grupos passaram a integrar como prioritário na vacinação no Piauí


 Parnaíba inclui Advogados e Contadores como grupos na vacinação contra a covid-19

30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

some text

Parnaíba tem avançado no calendário de vacinação contra a covid-19, o município já tinha incluído na terça-feira (03), o público em geral dos 40 a 59 anos, profissionais de supermercados de 18 a 59 anos (com comprovação), lactantes em até 24 meses com atestado médico de lactação e também acompanhantes e cuidadores de pessoas com deficiência a partir de 18 anos (com comprovação), além daquelas pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Desta vez, Parnaíba inclui Advogados e Contadores como público alvo da vacinação. Essa inclusão se deu após varias reivindicações da classe. Na última quinta-feira (29/07), o Governo do estado do Piauí sancionou a Lei 7.538/2021 que garante prioridade na vacinação para advogados.

O cadastro é através da plataforma vacinaparnaíba.com.br, o agendamento é feito pelo site diariamente a partir das 18h, isso se houver disponibilidade de doses. Segundo a secretaria de saúde do município, são disponibilizadas de 500 a 600 doses diárias.

Segundo a secretária Leidiane Pio, as vacinas ofertadas para estes grupos são a Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. Contudo, a Anvisa recomendou a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.

A secretária de saúde de Parnaíba explica que o município estão aplicando os imunizantes da Pfizer e Coronavac. Sobre o avanço no calendário de vacinação, a secretária disse que só depende da demanda da vinda de mais vacinas.

Sobre os documentos necessários para se vacinar, é necessário que o candidato a vacina leve documento pessoal com foto (RG ou CNH), cartão de vacina, CPF, apresentar o comprovante de agendamento impresso no dia da vacinação, comprovante de residência. Para as pessoas com comorbidade é necessário apresentar Laudo médico ou declaração que comprove a comorbidade/deficiência. Já para os Advogados e Contadores, os documentos necessários são a carteira do conselho de classe, além dos outros já citados acima.

Sobre o assunto

O secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto disse em uma rede social, que o estado receberá do Ministério da Saúde mais 36.270 doses da vacina da Pfizer e 19.600 doses da CoronaVac. Segundo ele, a previsão é que os imunizantes cheguem ainda esta semana.

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.