MPPI adere ao Programa Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção
A iniciativa coordenada e executada pelas Redes de Controle da Gestão Pública nos estados.


O Ministério Público do Piauí aderiu ao Programa Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção, iniciativa coordenada e executada pelas Redes de Controle da Gestão Pública nos estados e patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
A instituição aderiu ao projeto quando foi apresentada a plataforma de autosserviço “e-Prevenção”, ferramenta que oferece às organizações públicas a oportunidade de se autoavaliarem para verificar o quanto estão suscetíveis à ocorrência de fraude e corrupção em suas estruturas.
O primeiro passo do processo consiste no preenchimento de um questionário pela instituição que aderiu ao programa. A partir das respostas é feito um diagnóstico. Em contrapartida, a plataforma disponibiliza um plano de ação que traz sugestões e propostas adequadas as necessidades do órgão.
O programa oferece orientações, treinamentos e modelos e dispõe de parcerias com entidades públicas e privadas para a implantação de práticas de governança e controle.
Por participar da iniciativa, o MPPI recebeu uma marca de participante. O selo pode ser exibido no endereço eletrônico da instituição como maneira de evidenciar o compromisso no aprimoramento de mecanismos de controle.
Fonte: MPPI