Já estão disponíveis vacinas para a prevenção do HPV e da Meningite

Já estão disponíveis vacinas para a prevenção do HPV e da Meningite

some text

Está aberta a campanha nacional de vacinação voltada a crianças e adolescentes para a prevenção do HPV  e da Meningite. A  segunda dose da vacina contra o HPV,  a  já está disponível na rede pública de saúde em todo o país.

Devem procurar os postos de saúde meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

Quem ainda não tomou a primeira dose deve procurar uma unidade de saúde. Mas neste caso é preciso atenção para não esquecer que a segunda dose precisa ser aplicada após seis meses da primeira.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível. O Ministério da Saúde recomenda a imunização ainda na infância e adolescência. Isso porque a proteção do sistema imunológico  deve ser feita antes do início da vida sexual. 

Em mulheres, o HPV pode desencadear câncer de colo de útero. Já os homens, ao serem contaminados, correm um risco maior de desenvolver tumores no ânus e na orofaringe, a parte da garganta atrás da boca, além de verrugas genitais.

Também está disponível no SUS a vacina contra a Meningite C, para adolescentes entre 12 e 13 anos. Esse tipo de meningite é causado por bactéria e pode afetar o cérebro, a medula espinhal e a corrente sanguínea. 

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Fonte: Agência Brasil

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.