INSS libera consignado maior para aposentados e BPC

Empréstimo consignado também foi estendido para quem recebe o BPC.


 INSS libera consignado maior para aposentados e BPC
some text

Em publicação realizada nesta segunda-feira (28), O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) detalhou a instrução normativa que trata sobre a ampliação de crédito consignado para aposentados e pensionistas. Além disso, a modalidade de empréstimos também foi estendida para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Apesar da publicação, a atualização dos sistemas integrados ao INSS ainda é aguardada por instituições financeiras para a medida ser colocada em prática.

A nova regra amplia para os grupos o limite de crédito para até 40% dos benefícios com crédito consignado. Anteriormente, aposentados e pensionistas poderiam comprometer somente 35% do valor. Os Beneficiários do BPC sequer poderiam requisitar a modalidade de empréstimo por falta de previsão legal.

No entanto, para serem colocadas em prática, as novidades ainda dependem de atualização do sistema do INSS que deve ser feita pela Dataprev. A empresa pública de tecnologia, informou que esse upgrade deve ocorrer até quarta-feira (30).

"Desde a última semana, as equipes técnicas da Dataprev trabalham na atualização dos sistemas para a implantação da nova margem de empréstimos consignados para os beneficiários do BPC", diz nota do órgão.

O crédito consignado é um empréstimo que traz uma garantia maior para os bancos e instituições financeiras por serem descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício. Em contrapartida, os juros praticados são os menores do mercado. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em nota, confirmou que a atualização da margem de crédito aguarda “a conclusão dos ajustes sistêmicos".

Fonte: Yahoo Finanças

Christiane albuquerque

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.