Idosa tem 2ª dose negada em UBS de Parnaíba

A alegação do funcionário do posto é que a senhora de 70 anos iniciou sua imunização em outra cidade


 Idosa tem 2ª dose negada em UBS de Parnaíba
some text

Nesta quarta-feira (18), a equipe do site Opiauies.com foi até ao Módulo 31 localizado no Bairro Primavera, no conjunto Broderville, conferir uma denúncia que a Unidade Básica de Saúde as quartas-feiras é uma desorganização no atendimento e no agendamento. O posto está realizando a vacinação contra covid-19 de primeira e segunda dose. Entretanto, usuários do serviço relataram que a UBS não está agendando a vacina para quem tomou a segunda dose em município diferente.

Glória Maria chegou no posto antes das 7h desta manhã para agendar a vacina contra covid-19. Contudo, ela foi informada que não poderia receber a segunda dose do imunizante, pois havia tomado a primeira dose na cidade de Brasília. Por estar debilitada e andando de muleta, a usuária não vai conseguir ir até a capital do Brasil para se vacinar com a segunda dose.

Segundo a Secretária de Saúde do município Leidiane Pio, a orientação não é essa que é passada para as Unidades Básicas de Saúde. De acordo com a gestora, o SUS é um sistema universal, e o paciente pode tomar a segunda dose onde ele estiver. Leidiane explica que, mesmo que ele tenha tomado o imunizante em outro estado, isso não permite que ele não deixe de tomar a vacina da segunda dose na UBS mais próxima.

Segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde, a vacinação pode ser realizada em qualquer município, independentemente de comprovação domiciliar. O ideal é tomar as duas doses no município de residência. Todavia, a campanha de vacinação é nacional e os imunizantes são fornecidos pelo governo federal aos estados e municípios.

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.