Florentino visita mutirão da catarata e comenta sobre Sputnik-V

Devido ao agravamento da pandemia do coronavírus, e a paralização das cirurgias, o estado vem retomando aos poucos as cirurgias.


 Florentino visita mutirão da catarata e comenta sobre Sputnik-V
some text

Após a autorização do retorno das cirurgias eletivas no estado do Piauí, paralisadas devido ao agravamento da pandemia do coronavírus, o estado vem retomando de forma gradativa, começando pelas cirurgias de catarata. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) começou na quinta-feira (05) o mutirão da catarata. Municípios como Parnaíba, Luís Correia, Bom Princípio e Ilha Grande estão sendo beneficiados com a ação.

Segundo o Secretário Florentino Neto, posteriormente a retomada, a secretaria encontrou uma quantidade exorbitante de pessoas que estariam precisando destes atendimentos. O mutirão que começou ontem, tem previsão para continuar até o próximo domingo (08). Segundo Florentino, estavam previstas para realizar nesta sexta-feira (06) quase 800 cirurgias.

O Secretário Florentino Neto esteve em Parnaíba nesta sexta-feira (06) para acompanhar todo o processo das cirurgias. Com ele, estavam políticos, e apoiadores da região da planície litorânea entre Prefeitos e Vereadores, além dos secretários de saúde dos municípios contemplados com as cirurgias. De todo os municípios beneficiados com a benesse, o único que não tinha nenhum representante da Secretaria municipal de saúde, e nem tampouco da Prefeitura foi Parnaíba, município sede das cirurgias nesta região.

Dos cerca de 39 milhões de casos de cegueira no mundo (mais de 580 mil só no Brasil), a OMS calcula que 80% poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado. O primeiro Relatório Mundial sobre Visão aponta que 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo. Desse total, um bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como catarata, glaucoma e diabetes.

Vacina Sputnik V

Nessa quinta-feira (05), o Presidente do Consórcio Nordeste, e Governador estado, Wellington Dias (PT), disse que o grupo decidiu suspender a importação de 37 milhões de doses da vacina Sputnik-V. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) impôs algumas limitações para que pudesse adquirir e incluir o imunizante ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Diante disso, a decisão foi tomada diante dessas limitações.

Na reunião com o Fundo Soberano Russo, o governador argumentou que, diante das restrições colocados pela Anvisa e depois que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a vacina não seria colocada no PNI, não havia mais sentido, neste momento, manter a importação dos produtos.

"é muito triste, mas que o governador comunicou e, está lamentando as condições impostas pelo governo federal de importar a Sputnik-V, para que a gente pudesse fazer uma aceleração do calendário de vacinação", disse Florentino nesta sexta-feira em Parnaíba. "é lamentável, foi mais uma imposição burocrática da Anvisa, que o nosso comitê científico do Nordeste entende que, não é razoável e não tem fundamento científico".

Com a previsão de chegada do imunizante Russo, para o mês de Outubro, o secretário disse que mesmo com essa dificuldade, o calendário que estava previsto ainda será estudado, mas que o Piauí continuará com a aceleração da vacinação no estado.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota nesta sexta-feira (06), para justificar os impasses sobre a autorização da vacina russa Sputnik V ao Consórcio Nordeste. No texto, o órgão defende que não acrescentou nenhuma condição a mais das 22 já estabelecidas a serem cumpridas pelos importadores para a compra excepcional do imunizante. Segundo a nota, o objetivo era de "preencher lacunas de informação existentes quanto aos aspectos de qualidade, segurança e eficácia da vacina para permitir uma utilização controlada, segura e inicial da Sputnik V no Brasil". 

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.