Esgotos a Céu Aberto

A rede coletora não consegue resolver essas problemáticas.


 Esgotos a Céu Aberto
some text

Ruas do município de Parnaíba estão com os esgotos a céu aberto. A rede coletora não consegue resolver essas problemáticas. Ruas como como a Rua Pedro II, Rua Almirante Gervásio, Rua São José e nos cruzamentos das ruas Joaquim Santos e Madeira Brandão estão com os dejetos expostos, podendo ocasionar a proliferação de doenças contagiosas, além, é claro, da fedentina.

O gerente da AGESPISA Parnaíba, Cirilo Albuquerque, disse que, com relação ao problema de esgoto a céu aberto na Rua almirante Gervásio, a atribuição não é somente da Agespisa e sim também da prefeitura, pois a galeria é da prefeitura, e segundo ele é de competência do município o conserto. Sobre a Rua Pedro II, o gerente da AGESPISA falou que também não é competência da Companhia de Águas e Esgoto e sim do município. Sobre os cruzamentos das ruas Joaquim Santos e Madeira Brandão, o gerente Cirilo Albuquerque não soube informar.

Dados levantados pelo Consultoria GO Associados em todo o Brasil mostram que o Piauí precisa investir R$ 1 bilhão em saneamento básico para atingir a meta da universalização estipulada pelo novo marco regulatório do setor, sancionado em julho do ano de 2020. O novo Marco Regulatório do Saneamento Básico determina a universalização de água a 99% dos municípios brasileiros e do sistema de esgoto a 90% das cidades até 2033.

O governador Wellington Dias decretou a alteração da Lei Complementar nº 246, de 30 de dezembro de 2019, para promover a sua adequação ao novo marco legal dos serviços públicos de saneamento básico e instituir as Microrregiões de Saneamento Básico. O decreto foi publicado no Diário Oficial na sexta-feira, 16 de julho. São 11 Micro Regiões de Saneamento Básico.

O Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAE-PI), responsável para atingir o marco regulatório no Piauí, vai trabalhar em parceria com os municípios para buscar parceiros privados que queiram assumir os sistemas de água e esgotos nas cidades onde o serviço é precário.

Fonte: Naã Furtado

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.