Ensino fundamental terá um novo tipo de exame aplicado pelo MEC

Além do TIMSS, o Brasil já aderiu, em 20019, ao PIRLS, Estudo Internacional de Progresso em Literacia de Leitura. Ambos são aplicados no Brasil pelo INEP.


 Ensino fundamental terá um novo tipo de exame aplicado pelo MEC
some text

A partir do ano que vem, estudantes do quarto e do nono ano do fundamental passam a ser avaliados em um novo exame educacional, já aplicado em outros países, o TIMSS. Traduzido do inglês, a sigla significa “Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência”.

A adesão ao exame internacional foi anunciada, nesta quinta-feira, pelo Ministério da Educação e vai medir como está o aprendizado de matemática e ciências no geral e em cada estado mais o Distrito Federal.

Presente no evento, o Ministro da Educação, Victor Godoy, destacou que o Brasil se soma a outros 60 países, que já utilizam o TIMSS para avaliar a qualidade da educação básica. Segundo ele, a adesão do Brasil é uma forma de entender, também, como o país está posicionado diante dos demais. Para Godoy o exame vai ajudar a diagnosticar as perdas na educação, provocadas pelo período da pandemia.

Além do TIMSS, o Brasil já aderiu, em 20019, ao PIRLS, Estudo Internacional de Progresso em Literacia de Leitura. Ambos são aplicados no Brasil pelo INEP. O presidente do instituto, Danilo Ribeiro, explica que os exames são uma importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas em educação.

Os estudantes avaliados tem entre 9 e 10 anos e 13 e 14 anos. Com isso, o MEC pode avaliar a evolução dos estudantes ao longo dos anos em escolas públicas e privadas.

Fonte: Agência Brasil

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.