Dique da Beira Rio, em Parnaíba, é danificado com aumento do nível do rio Igaraçu

Na segunda-feira (03), o Inmet pela primeira vez, divulgou alerta vermelho em boa parte do estado, por conta da previsão de chuvas fortes.


 Dique da Beira Rio, em Parnaíba, é danificado com aumento do nível do rio Igaraçu
some text

Por conta das fortes chuvas que atingem todo território piauiense, alguns rios estão transbordando e preocupando as autoridades. No sul do estado, o rio Parnaíba, foi um dos primeiros a registrar transtornos naq. Desde o final da semana passada, o Inmet (Instituto nacional de meteorologia) colocou o Piauí em alerta laranja.

Na segunda-feira (03), o instituto pela primeira vez, divulgou alerta vermelho em boa parte do estado, por conta da previsão de chuvas fortes.

O Rio Igaraçu, braço do rio Parnaíba, aumentou significativamente o nível de água após as chuvas. Localizado no município de Parnaíba, o Dique da Beira Rio, que na verdade é uma mureta de concreto, está cedendo. No vídeo, é possível ver uma cratera se formando entre a mureta e o chão, (segue abaixo)

Em 2019, este mesmo trecho cedeu devido às chuvas. Na época, segundo o índice do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Parnaíba acumulou 777mm em chuvas. O município choveu mais do que o previsto para chover em um ano inteiro, naquela ocasião. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), cerca de 200 pessoas tiveram que agendar de suas e 1200 casas foram atingidas diretamente pelas chuvas.

A Secretária de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Sousa, informou que as providências estão sendo tomadas. "a situação ainda não é alarmante, o nível do rio está monitorado e a mureta e fundação sendo analisada e corrigida. Equipe de engenharia da prefeitura está no local", disse a secretária .

O comandante do corpo de bombeiros, Jullierme Cristian disse que sobre essas questões de água no rio, uma equipe do corpo de bombeiro foi até o local e foi constatado rachaduras no dique. De acordo com o major, o que se pode fazer é isolar o local e passar o problema para os órgãos responsáveis, para possível resolução.

Em nota, a Defesa Civil de Parnaíba afirma que:

A Defesa Civil do município de Parnaíba informa que suas esquipes estão de plantão 24h todos os dias do ano. Nesta segunda-feira (03) um pequeno trecho da mureta da Beira Rio chegou a ceder por conta da intensidade das chuvas registradas, mas o reparo foi prontamente iniciado por meio da engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A Defesa Civil informa ainda que o nível do Rio Igaraçu está sendo monitorado, bem como todos os índices climáticos, afim de prevenir maiores riscos neste período chuvoso. Por determinação do prefeito Mão Santa, também foi disponibilizado o WhatsApp (86) 99432-8395 para que a população parnaibana possa entrar em contato direto em caso de necessidade.

A Prefeitura de Parnaíba trabalha de forma coordenada e conta com uma equipe composta por engenheiros, técnicos, corpo operacional, assistência social, assistência em saúde, além de manter equipes de permanente sobreaviso em caso de emergências. A atuação da Defesa Civil se faz presente durante todos o ano na cidade, sendo esta a época em que os profissionais aumentam ainda mais o estado de alerta.

A secretária de Infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, lembra que Prefeitura mantém carros-pipa e sistemas de bombeamento, equipes de iluminação pública, uso de geradores e outras máquinas, tudo operando em regime de plantão 24h por dia. A Seinfra realizou a limpeza de bueiros e vias urbanas para evitar o acúmulo das aguas das chuvas. O município trabalha em colaboração com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos, com responsabilidade e respeito ao povo de Parnaíba.

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.