Delegação piauiense participa da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar em Natal

O objetivo da Feira é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas por todos os estados do Nordeste, em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE).


 Delegação piauiense participa da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar em Natal
some text

Tem início nesta quarta-feira (15), a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. Durante cinco dias de evento, há expectativa de que mais de dez mil pessoas compareçam à convenção. A delegação do Piauí conta com 110 pessoas, divididas entre gestores e representantes de cooperativas e associações que vão representar o estado. A governadora do Piauí, Regina Sousa, confirmou participação na solenidade de abertura.

A Fenafes é anunciada como a “Grande Festa da Colheita” e tem realização pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN (Unicafes) e as Secretarias Estaduais da Agricultura Familiar do Nordeste. A iniciativa é da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, do qual o Piauí faz parte.

O objetivo da Feira é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas por todos os estados do Nordeste, em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE). Estima-se que, no total, mais de 150 cooperativas e associações, representando os nove estados do Nordeste, apresentem em torno de quinhentos expositores representantes durante os dias do evento.

De acordo com a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Patrícia Vasconcelos, os expositores piauienses levarão uma variedade de produtos da agricultura familiar, como mel, caju, castanhas, doces, artesanato, alho, azeite, geleias, entre outros.

“Será uma grande oportunidade para os agricultores e agricultoras familiares de todo o Nordeste apresentarem e venderem seus produtos num espaço exclusivo, que movimenta o turismo e a economia. Teremos espaços para que os estados mostrem os produtos, experiências exitosas, palestras, comidas típicas, forró pé de serra e vários outros atrativos. Tudo com o objetivo de mostrar que a agricultura familiar é rica e diversificada. O Piauí fará bonito, não temos dúvidas disso”, afirma.

Além da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF-PI), outras instituições piauienses irão levar representantes, como a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) e a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento).

Produção Familiar

A 1ª Edição da Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária pretende fortalecer iniciativas que busquem promover, divulgar e comercializar os produtos advindos da produção familiar.

Conforme os organizadores, a feira também será um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, de valorização dos saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino.

Fonte: CCom-PI

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.