Defensoria realiza Seminário Virtual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio em alusão ao Setembro Amarelo

As pessoas interessadas em participar do Seminário devem realizar a inscrição acessando o site da Defensoria www.defensoria.pi.def.br, e clicando no banner superior relacionado ao evento, no espaço Inscrições Aqui.


 Defensoria realiza Seminário Virtual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio em alusão ao Setembro Amarelo
some text

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública em parceria com a Escola Superior da Defensoria (Esdepi), realiza, no próximo dia 10, o Seminário Virtual de “Prevenção e Posvenção ao Suicídio”, que acontece em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento será realizado por meio da plataforma Zoom, a partir das 15 horas, com transmissão pelo Youtube da Defensoria Pública @defensoriapiaui.

As pessoas interessadas em participar do Seminário devem realizar a inscrição acessando o site da Defensoria www.defensoria.pi.def.br, e clicando no banner superior relacionado ao evento, no espaço Inscrições Aqui.

A programação do Seminário conta com a abertura feita pela coordenadora da Esdepi, Defensora Pública Rosa Viana e pelo Ouvidor-Geral da Defensoria, Djan Moreira. Em seguida, às 15h15 o presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), Carlos Felipe Almeida D´Oliveira, abordará o tema “A gestão da Prevenção do Suicídio nas Instituições de Saúde Comunitárias”.

A segunda palestra da tarde inicia às 16h30 e tem como tema “Do Luto à Luta”, sendo proferida pela educadora Leidinalva Soares, que idealizadora do grupo Vida Que Segue e membro da ABEPS.

Às 17h15 está previsto o início da Mesa de Debates “Estratégias na Prevenção do Suicídio no Estado do Piauí”, que contará com a psicóloga Virgínia Pinheiro, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e atualmente Gerente de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). E como Debatedora, a coordenadora da ESDEPI e Defensora Pública, Rosa Mendes Viana Formiga, que é especialista em Direito de Famílias e Sucessões e, atualmente, estudante de Psicologia.

O Seminário contará ainda com um momento de reflexão musical com Ricardo Paris e Miriam Paris, previsto para iniciar às 17h55.

O Ouvidor-Geral da Defensoria, Djan Moreira, explica a realização do evento. “Uma das atribuições da Ouvidoria é o intercâmbio com a sociedade civil, então esse Seminário é uma contribuição da Defensoria Pública do Piauí, por meio da Esdepi e Ouvidoria, para as pessoas que estejam em sofrimento ou que lidam com pessoas em sofrimento e que, muitas vezes, não sabem identificar, conviver ou a quem procurar. E nessa perspectiva iremos reunir excelentes nomes, tanto na prevenção e no cuidado, a exemplo do Dr. Carlos Felipe, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio; como também a mãe enlutada, a exemplo da senhora Leidinalva. Foi com esse pensamento, com esse sentimento, que estamos, junto com a Esdepi, promovendo esse Seminário”, diz.

Para a Defensora Pública Rosa Viana, o mês de setembro possibilita valiosas discussões sobre o tema suicídio, na sociedade civil, no meio acadêmico e profissional, assunto que é de grande importância e ainda representa motivo de sofrimento e dor para diversas famílias, estas que, por vezes, necessitam de uma rede de apoio especializada e sensível, para que se sintam acolhidas e confortadas. “Sinto-me honrada pelo convite do nosso Ouvidor-Geral, Djan Moreira, para compor a mesa virtual deste Seminário e poder colaborar na abordagem e discussão do tema”, afirma a coordenadora da Esdepi.

Fonte: Defensoria Pública

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.