Confirmado em Parnaíba terceiro caso da varíola dos macacos no Piauí

Segundo a Sesapi, Parnaíba já notificou 08 casos de varíola dos macacos; desses 01 foi confirmado, 05 estão em investigação e 02 foram descartados


 Confirmado em Parnaíba terceiro caso da varíola dos macacos no Piauí
some text

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí(CIEVS), confirmou mais um caso de Monkeypox (varíola dos macacos) no estado. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino da cidade de Parnaíba.

No estado, três casos já foram confirmados, em indivíduos do sexo masculino, nas cidades de Batalha, Teresina e agora em Parnaíba. De acordo com a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa, o homem já passou pelos 21 dias de isolamento, porém o centro está acompanhando junto com a vigilância do município a situação do caso positivo como os de seus familiares e contatos.

“Estamos conversando com a vigilância de Parnaíba e acompanhando a situação desse homem que testou positivo, como de todos os seus contatos. A cidade de Parnaíba já notificou 08 casos de varíola dos macacos, desses 01 foi confirmado, 05 estão em investigação e 02 foram descartados”, disse a coordenadora.

Até esta sexta-feira- 26 de agosto- o Piauí já notificou 69 casos de Monkeypox, com 03 casos confirmados, 15 descartados, 50 em investigação e 01 provável . De acordo com o levantamento do CIEVS, 20 municípios, de norte a sul do estado, já notificaram casos suspeitos da doença, sendo a capital Teresina e Parnaíba as cidades com maiores registros.

“Com a confirmação dos novos casos é de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas da doença, e procurar os serviços de saúde do município caso a pessoa comece a detectar sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo”, lembra Amélia Costa.

Fonte: Sesapi

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.