Coletor para captura de peixes-leão no Piauí é sugerido pelo ICMBio

O coletor é feito artesanalmente e custa, em média, R$70.


 Coletor para captura de peixes-leão no Piauí é sugerido pelo ICMBio
some text

Técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sugeriram que as prefeituras dos locais onde há o registro de aparecimento de peixes-leão custeiem um modelo coletor para que pescadores capturem esses animais.

Até o momento, sete peixes-leão foram encontrados no litoral piauiense. A orientação é que em casos de captura dos animais, pescadores e mergulhadores devem entrar em contato com autoridades e não devolvê-los ao mar.

O coletor é feito artesanalmente e custa, em média, R$70. Segundo o secretário de Meio Ambiente do município de Cajueiro da Praia, Daniel Soares Barbosa, nenhuma parceria está fora de cogitação por parte do poder público, contudo, é preciso analisar os passos que serão dados para enfrentar este problema.

Para Pedro Carneiro, biólogo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a presença de peixes-leão nesta região é preocupante. Trata-se de um alerta de que esses animais podem vir a aparecer no Delta do Parnaíba.

Na próxima semana, estão marcadas reuniões com moradores de comunidades em Parnaíba e Ilha Grande do Piauí. Nesta sexta (6)-feira, uma reunião será realizada em Luís Correia.

Fonte: G1 PI

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.