Censo do IBGE já alcançou cerca de 2,2 milhões piauienses

Além disso, 4.652 indígenas (0,54%) e 18.562 quilombolas (2,51%) já foram contados no Piauí.


 Censo do IBGE já alcançou cerca de 2,2 milhões piauienses
some text

O IBGE está divulgando nessa segunda-feira (03/10), o segundo balanço da coleta do Censo Demográfico 2022. Desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 02 de outubro, foram recenseadas no país cerca de 104 milhões de habitantes, quase metade da população estimada. No Piauí já foram recenseadas 2.284.222 pessoas no Piauí, em 744.038 domicílios no estado.

O estado do Piauí é o que está com o andamento mais avançado na coleta do Censo Demográfico em todo o país, tendo atingido 69,44% da população estimada. Na sequência vem Sergipe, com 69,06%, e Alagoas, com 64,48%. Além disso, 4.652 indígenas (0,54%) e 18.562 quilombolas (2,51%) já foram contados no Piauí.

Este é o primeiro Censo Demográfico realizado pelo IBGE que está contando as populações quilombolas no país e vai fazer um verdadeiro retrato sobre como vivem aquelas comunidades.

Cerca de 2,27% dos domicílios se recusaram a responder ao questionário do Censo Demográfico no país, percentual que deverá ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência na coleta. No Piauí o número de recusa é inferior ao do Brasil, sendo de 1,08%.

Em relação ao tipo de questionário, 83,52% dos domicílios responderam ao questionário básico e 16,48% ao questionário ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo Instituto. O tempo mediano de preenchimento tem sido de 6 minutos para o questionário básico e de 18 minutos para o questionário ampliado.

A maior parte dos questionários 99,66% foi respondida de forma presencial, sendo que 747 domicílios (0,1%) optaram por responder pela internet e 1.827 pelo telefone (0,24%). O sistema de acompanhamento da coleta permite saber quantas pessoas foram contadas por sexo. Até o momento, 48,65% da população recenseada eram homens e 51,35% eram mulheres.

No endereço eletrônico “censo2022.ibge.gov.br” é possível acompanhar diariamente o total da população recenseada no país e a evolução dos setores trabalhados por unidades da federação.

IBGE intensifica coleta do Censo Demográfico aos finais de semana

Os recenseadores do IBGE têm intensificado a visita aos domicílios aos sábados e domingos, da manhã até à noite, para proceder à coleta dos questionários do Censo Demográfico. Isso em razão de o fim de semana ser mais propício para encontrar os moradores em casa, haja vista durante a semana muitos estarem ausentes, principalmente em razão do trabalho.

O procedimento padrão para quando os recenseadores não encontram os moradores no domicílio é deixar um bilhete com o contato, para que o morador possa agendar o melhor dia e horário para responder ao questionário. É possível marcar para que a entrevista seja realizada presencialmente, por telefone ou pela internet.

Como reconhecer os recenseadores do IBGE

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br, ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve solicitar o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Fonte: 180 Graus

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.