Cartão de confirmação do Encceja 2020 já está disponível

As provas do Encceja 2020 serão aplicadas no dia 29 de agosto de 2021. No Piauí, 12.718 estão inscritos.


 Cartão de confirmação do Encceja 2020 já está disponível
some text

Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 já podem conferir os locais onde realizarão as provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição nesta terça-feira (10). As provas do Encceja 2020 serão aplicadas no dia 29 de agosto de 2021.

Para a consulta e impressão do documento, o participante deve acessar o sistema do exame, com a senha e o login gerados no portal do Governo Federal (gov.br). No cartão, o participante pode confirmar a data e o horário da prova, assim como o número de inscrição. O documento também registra se o participante deve ser tratado pelo nome social ou contar com atendimento especializado, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação do exame.

Mais de 1,6 milhão de participantes estão confirmados para o Encceja 2020. Ao todo, 301.438 farão provas para obter certificação de Ensino Fundamental e 1.328.608, do Ensino Médio. A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

Participam das provas do Encceja, no Piauí, 12.718 inscritos para obter a certificação de Ensino Fundamental e Ensino Médio. As provas no estado serão aplicadas nos municípios de Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina.

Clique aqui e acesse o Sistema Encceja

Preparatório PRO Encceja Live

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem realizando o Pro Encceja Live, um preparatório gratuito que conta com a mesma estrutura utilizada pelos estudantes que se preparam para o Enem, com toda a estrutura e estratégias de ensino, e oportuniza ainda a interação com quem estiver assistindo as aulas.

Os encontros acontecem por meio da plataforma do Canal Educação: https://www.canaleducacao.tv/aulas-ao-vivo/ensino/proencceja. As aulas gravadas, comentários de questões e o material didático ficam disponíveis no site do Canal.

As aulas do Ensino Fundamental são realizadas nas quintas-feiras, de 18h30min às 20h30min. Já as aulas para o Ensino Médio acontecem nas quartas-feiras, de 18h30min às 20h30min.

Saiba mais sobre o Encceja:

O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. Embora seja aplicado pelo Inep, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.

Além de possibilitar a certificação e a continuidade na trajetória educacional, o Encceja oferece parâmetros para que o participante possa se avaliar e, assim, ter uma orientação para a continuidade da formação e para a colocação no mercado de trabalho. O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, estabelece uma referência nacional para avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

Entre outras finalidades, o Encceja também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar. Desse modo, o exame serve de baliza para a implementação de procedimentos e políticas, visando à melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como ao aperfeiçoamento do processo de certificação. Os resultados das provas também viabilizam o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Fonte: Seduc

Christiane albuquerque

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.