Campanha busca conscientização contra doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, com 17 milhões de óbitos anuais.


 Campanha busca conscientização contra doenças cardiovasculares
some text

Gisele Maria de Almeida, de 71 anos, viu sua vida mudar totalmente em março de 2019. Ela era uma mulher ativa e independente; e agora, depois de um AVC, o acidente vascular cerebral, precisa de ajuda para quase tudo.

A aposentada conta que tinha dores de cabeça recorrentes, mas não imaginou que fosse algo sério. Gisele conta que, como não tinha o hábito de ir ao médico anualmente, não descobriu o problema a tempo.

E é para pessoas como a Gisele poderem ter uma segunda chance, que a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular realiza o Agosto Azul Vermelho. A prevenção é a grande bandeira dessa campanha.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, com 17 milhões de óbitos anuais. Os AVCs, aneurismas e tromboses são algumas das doenças do aparelho circulatório que podem ser evitadas com ações simples.

O médico Leonardo Nóbrega, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Distrito Federal, reforça que prevenir é a melhor saída sempre. E não é difícil, mudanças de hábitos no dia a dia já são um grande passo.

Esse é o primeiro ano da campanha que leva no nome as cores das artérias e das veias, vermelho e azul, justamente para fazer alusão ao nosso sistema circulatório.

O aumento de mortes por doenças cardiovasculares em 2020, no Brasil, foi um dos motivos para criar essa ação de prevenção. Dr. Leonardo explica que a pandemia e o medo do coronavírus foram responsáveis por esses números crescerem.

Além das doenças mais conhecidas, problemas circulatórios podem causar varizes, entupimento de artérias e até amputação de membros.

Fonte: Rádio Agência Nacional

Portal Piauiês

https://opiauies.com

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.