Ainda este ano Parnaíba vai ganhar Oficina Ortopédica

A estrutura também vai ter uma Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre Tipo II. As oficinas vão atender à Macrorregião Litoral (Planície Litorânea e Cocais), que tem 650.274 habitantes e pelo menos 181.109 pessoas têm algum tipo de deficiência.


 Ainda este ano Parnaíba vai ganhar Oficina Ortopédica
some text

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está em fase de conclusão da Oficina Ortopédica Fixa Tipo III, do CER IV de Parnaíba (Centro Especializado de Reabilitação). Pelo menos 50% da obra já está pronta e a previsão é que a finalização e entrega aconteça em novembro deste ano.

A estrutura também vai ter uma Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre Tipo II. As oficinas vão atender à Macrorregião Litoral (Planície Litorânea e Cocais), que tem 650.274 habitantes e pelo menos 181.109 pessoas têm algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE e podem ser comtempladas pelas Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção.

A Oficina Fixa Tipo III é um serviço de dispensação, de confecção, de adaptação e de manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) e a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre Tipo II é a estruturada em veículo adaptado e equipado para confecção, adaptação e manutenção de órteses e próteses.

As regiões que serão atendidas pelas oficinas abrangem 33 municípios: Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal do Piauí, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Barras, Batalha, Brasileira, Campo Largo do Piauí, Domingos Mourão, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Lagoa do São Francisco, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Milton Brandão, Morro do Chapéu, Nossa Senhora dos Remédios, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Porto do Piauí, São João do Arraial, São João da Fronteira e São José do Divino.

Com o objetivo de auxiliar na reabilitação do paciente e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física, o Ministério da Saúde criou as Oficinas Ortopédicas Fixas e Itinerantes Terrestre e Fluvial, onde são fabricados produtos ortopédicos sob medida, como Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção. Há também produtos em pronta entrega, entre eles bengalas, andadores, cadeiras de rodas e de banho.

Segundo o secretário Neris Júnior, para garantir a qualidade dos produtos fabricados e seu ajuste perfeito em cada paciente, as Oficinas Ortopédicas têm uma equipe multidisciplinar especializada que acompanha todo o processo de fabricação, provas e entrega final ao cliente. “A equipe inclui médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, protesistas e ortesistas ortopédicos. Há um programa de treinamento e educação continuada para os técnicos e os materiais utilizados na fabricação são aço, alumínio, titânio, fibra de carbono e termoplásticos”, afirma.

Fonte: Sesapi

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.