Agespisa anuncia investimentos no sistema de abastecimento de água de Parnaíba

Segundo o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa, expectativa é que a população comece a sentir os efeitos positivos das ações ainda no final desse ano.


 Agespisa anuncia investimentos no sistema de abastecimento de água de Parnaíba
some text

Com o objetivo de garantir pleno abastecimento de água pelos próximos 20 anos, a Agespisa segue executando obras de melhorias e modernização no sistema de Parnaíba. As ações já concluídas e em execução vão assegurar um aumento de mais de 50% na produção e distribuição de água.

Paralelamente à implantação de um novo sistema de bombeamento na captação de água no Rio Parnaíba, a empresa está executando obras de ampliação, reformas e melhorias nas Estações de Tratamento I, III e IV com o intuito de adequar as ETA’s ao incremento na produção.

A substituição de mais de 30 mil metros de tubulações antigas é outra frente de trabalho que segue em andamento. Com essa obra, a ocorrência de vazamentos na rede de distribuição de água terá redução substancial, evitando interrupções do abastecimento para serviços de correção.

Responsável pela execução do sistema macro-distribuidor da Adutora do Litoral, a Agespisa está implantando 5,3 mil metros de tubulações de 900 mm para levar água da Estação de Tratamento IV para o centro de reservação Pindorama. Serão mil litros por segundo, viabilizando a distribuição para Parnaíba e os demais municípios litorâneos. A ETA IV também está recebendo uma estação elevatória de água tratada de mil litros por segundo.

Esses investimentos em Parnaíba se intensificaram em 2021 e 2022, mas tiveram início em anos anteriores. Já foram investidos cerca R$ 100 milhões, com recursos do Governo do Estado, Agespisa e convênios.

“É importante ressaltar que pode ocorrer falta de água temporária durante a execução dos serviços de melhorias. Nossa expectativa é que a população comece a sentir os efeitos positivos das ações ainda no final desse ano”, afirma o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.