A partir de hoje (31), medicamentos serão reajustados em 10,89%

De acordo com o Sindusfarma, 13.000 medicamentos disponíveis no mercado brasileiro podem ser afetados. No entanto, o reajuste “não é automático nem imediato”


 A partir de hoje (31), medicamentos serão reajustados em 10,89%
some text

Os preços dos medicamentos serão reajustados em 10,89% a partir desta 5ª feira (31). A informação foi divulgada pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo) na 3ª feira (29). O reajuste valerá para todo o país.

O índice de cálculo para aumento dos preços dos remédios é definido pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no país.

O órgão utiliza como base a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Foi considerado o percentual acumulado em 12 meses, até fevereiro, que ficou em 10,54%. Fora a inflação, entram no cálculo: a produtividade do setor (fator X), que foi de zero; o fator de ajuste de preços relativos entre setores (fator Y), que foi de 0,35%; e o ajuste de preços relativos intrassetores (fator Z), que também foi de zero.

De acordo com o Sindusfarma, 13.000 medicamentos disponíveis no mercado brasileiro podem ser afetados. No entanto, o reajuste “não é automático nem imediato”, informou o sindicato da indústria farmacêutica em nota.

A grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, declarou o Sindusfarma.

Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preços podem demorar meses ou nem acontecer”, afirmou o presidente executivo do sindicato, Nelson Mussolini.

Fonte: Poder 360

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.