1ª GRE inaugura Sala de Acolhimento na sede da regional

A 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizou na manhã desta quarta-feira, 22, um dia alusivo ao Setembro Amarelo “Juntos Pela Vida”. 


 1ª GRE inaugura Sala de Acolhimento na sede da regional
some text

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.O assunto é envolto em tabus e, pensando nisso, a equipe multiprofissional da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizou na manhã desta quarta-feira, 22, um dia alusivo ao Setembro Amarelo "Juntos Pela Vida". 

O evento iniciou às 8h na sede da 1ª GRE, onde a Equipe Multiprofissional recebeu os funcionários com música. Na oportunidade a gerente Safira Santos, falou da importância da ação dizendo que "a iniciativa representa mais um importante avanço na prevenção e no cuidado com as pessoas em risco de suicídio. A ação permite reforçar o compromisso da educação estadual com a saúde mental dos cidadãos", afirma a gerente.

Safira ressaltou, ainda, que a equipe multiprofissional da 1ª Gre  segue focada em garantir atenção e mais qualidade de vida a todos que precisem de atendimento. "Hoje é um momento muito importante para nossa regional" comemora, Safira. 

O evento foi marcado pela inauguração da sala de acolhimento implantada na sede da 1ª GRE. "Hoje estamos comemorando o início de um sonho, a sala de acolhimento é algo quem vem sendo planejado. Mas não paramos por aqui, nosso intuito é implantar uma política de acolhimento em todas escolas da 1ª GRE", relata a psicóloga da 1ª Regional, Socorra Meireles.

A sala de acolhimento funcionará em regime de plantão, nos dias de segunda e terça-feira, de 7h às 13h, com rodízio da equipe multiprofissional para atendimento para a rede estadual. A equipe é composta por duas psicólogas, duas assistentes sociais, uma advogada e uma psicopedagoga.

Socorre Meireles, acrescentou que "a campanha do Setembro Amarelo é um marco para trazermos o assunto à tona e a divulgação desta campanha é de suma importância para ajudarmos na prevenção e orientação da população sobre como ajudar alguém que passa por algum sofrimento psicológico, que pode acarretar o suicídio e, principalmente, sobre como e onde procurar ajuda. A doença mental tem tratamento, controle e com o devido acompanhamento as pessoas têm sua qualidade de vida de volta", afirma Socorro Meireles.

O evento foi encerrado com um café da manhã para todos os servidores.

Fonte: SEDUC

Christiane albuquerque

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.