178 municípios já vacinaram mais de 60% com a dose de reforço no Piauí

De acordo com o decreto do Governo do Piauí, a condição para liberação do uso de máscaras, em locais fechados, é de que as cidades tenham pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço.


 178 municípios já vacinaram mais de 60% com a dose de reforço no Piauí
some text

O estado do Piauí já conta com 64,86 % da sua população elegível para as vacinas (maiores de 05 anos) com a dose de reforço. Ao todo 178 municípios piauienses já passaram a marca de 60% desse público vacinado com a terceira dose, o que possibilita a não exigibilidade de máscaras em ambientes fechados, segundo decreto do Governo do Estado.

Dos 224 municípios piauienses apenas 46 ainda não atingiram a marca de 60% de sua população elegível com a dose de reforço, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta à população dessas cidades sobre a necessidade de tomar a dose complementar, e assim possibilitar uma imunidade ainda maior contra o coronavírus.

“A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aumenta a proteção contra a infecção causada pelo vírus e ajuda também na proteção contra as variantes. A vacinação é importante mesmo para quem já teve a doença, pois confere uma imunidade superior àquela gerada apenas pela doença, por isso é necessários que a população volte aos postos e tomem sua terceira dose”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

De acordo com o decreto do Governo do Piauí, a condição para liberação do uso de máscaras, em locais fechados, é de que as cidades tenham pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço. Para adentrar aos locais é obrigatória a exigência da comprovação da vacinação.

Para que os números de vacinados com o reforço possam aumentar no Piauí, o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, chama a população para fazer sua dose terceira dose. “Estudos já demonstram que seis meses após a aplicação da segunda dose, o nível de anticorpos presentes no organismo cai. Mas, com a dose de reforço, a proteção é restabelecida. Por isso eu chamo a população do Piauí, que ainda não tomou sua terceira dose, que vá aos postos de saúde de seu município, após 04 meses de sua segunda dose, e tomem suas vacinas”, lembra o gestor.

No Piauí, a Sesapi já liberou também a imunização com a 4ª dose da vacina para a população acima de 60 anos e profissionais da saúde, que podem receber o imunizante após quatro meses da terceira dose. A quarta dose dos imunizantes também está disponível para os imunossuprimidos.

Fonte: Sesapi

Samuel Aguiar

Veja ainda

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por seu contato!
Em breve nossa equipe retornará para você.